Mestrado
1. Disciplinas obrigatórias
Metodologia do Ensino Superior (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Tendências pedagógicas; Educação de adultos; A comunicação de massa. Planejamento do processo ensino-aprendizagem: importância, fases e componentes do plano instrucional. Objetivos, conteúdos, técnicas de ensino, recursos instrucionais e avaliação.
______________________________________________________________________
Metodologia da Pesquisa Científica (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Abordagem histórico-filosófica sobre a questão da ciência e do método; Aspectos teóricos relacionados com o processo de produção científica e sua relação com tecnologia ambiental; Elementos para organização trabalhos científicos incluindo os relacionados com conclusão de curso de pós-graduação; Orientação para o desenvolvimento do processo de pesquisa no que se refere a definição do problema, universo amostral, coleta e análise de dados, normas da ABNT; Especificidade de experimentos/ensaios.
2. Disciplinas optativas
Direito Ambiental e Políticas Públicas (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Regimes internacionais e meio ambiente. Governança do clima. Convenções e Conferências globais relacionadas ao meio ambiente. Políticas públicas e Política Nacional do Meio Ambiente. Meio ambiente e Sustentabilidade. O Meio Ambiente na legislação brasileira: Constituição Federal; Lei nº 6. 938/91: princípios e regras.
______________________________________________________________________
Direito e Legislação Ambiental (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Temas afetos ao Direito Ambiental, destacando as principais normas da Legislação federal que são aplicáveis no dia-a-dia. Evolução histórica, conceito, fontes e princípios do Direito Ambiental. O conceito jurídico de meio ambiente. A Proteção constitucional do meio ambiente e os bens ambientais. O sistema federativo e a competência no meio ambiente. A Política Nacional do Meio Ambiente, seus instrumentos e o funcionamento do SISNAMA. Licenciamento Ambiental e o Estudo Prévio de Impacto Ambiental. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. A Política Nacional de Recursos Hídricos, A proteção da flora, fauna e pesca. O Estatuto da Cidade. A Lei de Crimes Ambientais e os instrumentos judiciais e extrajudiciais de defesa dos bens ambientais. Reparação de danos ambientais.
______________________________________________________________________
Ecotoxicologia e Mutagênese Ambiental (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Perspectiva histórica da Ecotoxicologia. Biomarcadores Ecológicos. Conceitos de mutagênese ambiental. Mutagênese ambiental na carcinogênese humana. Métodos utilizados na avaliação do potencial mutagênico de compostos ambientais utilizando ensaios com animais, vegetais e com cultura de tecidos. Objetivos: Compreensão dos princípios da ecotoxicologia e mutagênse ambiental, de metodologias correntes nesta área e do perigo das alterações no material genético provocadas por compostos xenobióticos. Conteúdos: Ecotoxicologia: conceitos e definições. Biomarcadores, bioindicadores e monitoramento ambiental. Respostas celulares a agentes citotóxicos/genotóxicos. Mutação e Mutagênese. A importância da mutagênese ambiental na carcinogênese humana. Métodos e critérios de Avaliação de mutagênese/carcinogênese.
______________________________________________________________________
Educação Ambiental (2 créditos, 30 horas)
Ementa: A disciplina objetiva apresentar meios suficientes para que os profissionais de diversas formações possam elaborar projetos e desenvolver programas de Educação Ambiental que promovam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de atitudes, habilidades e comportamentos necessários à preservação e melhoria da qualidade ambiental.
______________________________________________________________________
Energias Renováveis - Inovação e Perspectivas (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Um pouco da história das tecnologias de energia. Matriz energética brasileira e sua comparação com a mundial. A geração de energia elétrica e sua distribuição. O papel das termelétricas na garantia da oferta de eletricidade no Brasil. Energia de reserva. Como flexibilizar a matriz energética brasileira. Futuro dos recursos. Energia eólica. A situação no Brasil e no mundo. Noções de aproveitamento eólico. Os modernos aerogeradores. Perspectivas futuras para a energia eólica. Energia solar. Radiação solar. Mapa solarimétrico. Equipamento. Geração fotovoltaica. Geração térmica. Análise de viabilidade econômica. Análise de viabilidade econômica. Biomassa: geração elétrica e biocombustíveis. As outras fontes de energia: combustíveis fósseis (carvão, óleo e energia nuclear).
______________________________________________________________________
Estatística Aplicada e Otimização de Experimentos (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Importância da estatística na tecnologia ambiental; Introdução à estatística; Planejamentos fatoriais; Modelo estatístico; Otimização simplex; Probabilidades; Estatística descritiva; Distribuição de probabilidades; Testes de hipóteses; Regressão linear; Introdução à teoria dos erros.
______________________________________________________________________
Estudo de Caso Interdisciplinar (30 horas)
Ementa: Revisão sobre Pesquisa: Objetivos e procedimentos técnicos, Estratégias de investigação; O Estudo de Caso como Estratégia de Investigação: Conceituação e características, Comparação com outras abordagens de pesquisa. Componentes de Planos de Investigação: Estrutura e elementos essenciais e Formulação de questões de estudo; Aspectos-Chave do Estudo de Caso: Unidade de análise, Delineamento de um estudo de caso; Elaboração de Relatório: Estrutura e conteúdo relevante, Aspectos éticos na apresentação dos resultados; Elaboração de Artigo Científico: Normas e padrões para redação científica, Submissão e publicação; Discussões Detalhadas: Análise crítica dos tópicos abordados, Utilização de artigos científicos como fontes de discussão.
______________________________________________________________________
Ética na Pesquisa Científica (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Noções de bioética. O sistema de regulação ética da pesquisa em seres humanos no Brasil. Especificidades sobre a ética em pesquisa. A elaboração de protocolos para submissão de projetos de pesquisa ao Sistema CEP/CONEP. A Pesquisa Envolvendo Animais. Acesso ao Patrimônio Genético e ao conhecimento tradicional associado.
______________________________________________________________________
Ferramentas da Ciência para o Meio Ambiente (2 créditos, 60 horas)
Ementa: Transformações químicas que ocorrem no meio ambiente. Diferentes formas da água no ciclo hidrológico, com seus parâmetros físico-químicos e biológicos. As camadas da atmosfera, os principais agentes poluidores e medidas de controle de poluição do ar. Características e classificações dos solos, bem como os efeitos da poluição por resíduos e medidas preventivas. Meios de tratamento para águas de abastecimento e esgoto com base na legislação vigente.
______________________________________________________________________
Gestão Integrada de Recursos Hídricos (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Ciclo Hidrológico e Geoquímico; Tempo de Residência; Balanço Hídrico e Sistemas Hidrológicos; Disponibilidade Hídrica, Usos e Problemas Relacionados à Água, Princípios e Instrumentos da Gestão dos recursos Hídricos. Bacias de Drenagens como recorte espacial da análise dos recursos hídricos, relação de interdependência entre os componentes geo-biofísicos e sócio-econômicos das bacias hidrográficas. visão sistêmica e integrada sobre as bacias hidrográficas e sua dinâmica de funcionamento, discutindo os usos múltiplos da água, suas formas de gestão e suas relações com a produção do espaço geográfico. legislação brasileira de recursos hídricos e a recente atuação dos comitês gestores das bacias hidrográficas.
______________________________________________________________________
Poluição e degradação ambiental (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Degradação ambiental, conceito, tipos e fatores responsáveis pela degradação ambiental; Tipos de poluição. Poluição difusa e poluição pontual: Poluição da água: Poluição inorgânica e Poluição orgânica, propriedades dos poluentes na água; Fatores responsáveis pela mobilidade dos poluentes na água, principais reações dos poluentes na água. Poluentes biodegradáveis e poluentes recalcitrantes ou xenobióticos. Poluição do solo: Conceito de solo, fases do solo, matéria orgânica, principais poluentes do solo, principais propriedades físico-químicas do solo e dos poluentes do solo, reações dos poluentes no solo, mobilidade dos poluentes no solo. Poluição Atmosférica. Poluentes gasosos e particulados, emissões gasosas. Tipos de poluentes gasosos: Primários e secundários, Fontes gasosas móveis e estacionárias.
______________________________________________________________________
Saúde e Meio Ambiente (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Saúde ambiental: conceitos básicos em ecologia e estudo dos efeitos de modificações sobre o homem, geradores de saúde e doenças. Alterações ambientais e as implicações na qualidade de vida do ser humano. Processos naturais que regulam o meio ambiente e os efeitos das interferências antrópicas nos ecossistemas. Análise do significado dos indicadores de qualidade de vida como: expectativa de vida, mortalidade infantil, alfabetização etc. Saneamento, evolução histórica, diagnóstico e avaliação das intervenções. Estudo de caso.
_____________________________________________________________________
Tópicos especiais: Análise e elaboração de textos acadêmicos e patentes (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Porque se comunicar e a origem da escrita científica; Ética em pesquisa científica; O artigo científico; Leitura de artigo científico; Elementos essenciais de artigos científicos: Resumo; Introdução; Material e Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão e Referências Bibliográficas. Tópicos especiais: figuras, tabelas, esquemas e gráficos; como escrever um resumo eficiente; como escrever um bom título; como não cometer plágio; Estudo de caso: 1. O Artigo de Revisão Bibliográfica; 2 Patentes elaboração e submissão.
______________________________________________________________________
Gestão Verde de Recursos Humanos (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Contextualização da sustentabilidade em tempos de pandemia; Apresentação da relevância da Gestão de Recursos Humanos Verdes para as organizações e projetos ambientais; Apresentação dos principais conceitos sobre Gestão de Recursos Humanos Verde; Associar a inovação tecnológica ao assentamento da Gestão de Recursos Humanos Verde nas organizações; identificação dos subsistemas/funções da Gestão de Recursos Humanos Verde.
______________________________________________________________________
Gestão Verde de Recursos Humanos (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Contextualização da sustentabilidade em tempos de pandemia; Apresentação da relevância da Gestão de Recursos Humanos Verdes para as organizações e projetos ambientais; Apresentação dos principais conceitos sobre Gestão de Recursos Humanos Verde; Associar a inovação tecnológica ao assentamento da Gestão de Recursos Humanos Verde nas organizações; identificação dos subsistemas/funções da Gestão de Recursos Humanos Verde.
______________________________________________________________________
Valorização sustentável de compostos bioativos de plantas amazônicas (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Bioeconomia como instrumento de valorização do meio ambiente. Caracterização e funcionalidade dos compostos bioativos presentes em plantas. Aplicação de tecnologias inovadoras para valorização sustentável de compostos bioativos. Utilização de compostos bioativos de plantas nas indústrias de alimentos, farmacêuticas e de cosméticos.
______________________________________________________________________
Proficiência em Língua Estrangeira
Qualificação de Mestrado
Dissertação de Mestrado (6 créditos, 90 horas)